O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, foi desenvolvido por Beatriz Padovan, formada em Pedagogia e Terapia da Fala. Este método consiste numa abordagem terapêutica que permite recapitular as fases do neuro-desenvolvimento, de forma a habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso, promovendo o potencial genético de cada indivíduo.
Uma terapia de Reorganização Neurofuncional, objetiva recapitular os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.
O Método Padovan centra-se na recapitulação do processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso, perspetivando o indivíduo como um ser holístico, sobre o qual não recaí atenção na dificuldade. Desta forma respeitando a sequência evolutiva da natureza do ser humano, o Método Padovan objetiva tornar o indivíduo capaz de cumprir o seu potencial genético e adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.
O Método Padovan é utilizado como estratégia para habilitar e reabilitar o Sistema Nervoso, como por exemplo para impulsionar o desenvolvimento nos casos de atraso e alterações no desenvolvimento, nos casos de perda de funções após um acidente, para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: dificuldades de aprendizagem, PHDA.
Nas sessões de Método Padovan são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando, passo a passo, pelas etapas do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios, de reeducação das funções reflexo-vegetativas orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-linguísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.
Para a concretização das sessões deste método é necessária uma avaliação inicial que envolve avaliação neurofuncional.
Pode ser aplicado como método reabilitativo, preventivo ou de manutenção do sistema nervoso.
O Método Padovan pode ser aplicado em todas as faixas etárias – bebé, criança, adolescente, adulto e idoso, com ótimos resultados. Para o método ser aplicado, não é necessáriaa colaboração do indivíduo, uma vez que independentemente do estado motor, de linguagem e pensamento do individuo é possível concretizar toda a estimulação para que tenha resultados.
As sessões de intervenção do Método Padovan são realizadas nas instalações da Estimulopraxis, ou podem também ser realizadas em domicílio.