As diferentes especialidades médicas e terapêuticas efectuam um trabalho em equipa multidisciplinar, visando a elaboração de programas e metodologias individualizadas, integradas na família, escola e comunidade, destacando-se a avaliação, despiste, diagnóstico, prescrição e intervenção nas seguintes áreas:
As diferentes especialidades médicas e terapêuticas efectuam um trabalho em equipa multidisciplinar, visando a elaboração de programas e metodologias individualizadas, integradas na família, escola e comunidade, destacando-se a avaliação, despiste, diagnóstico, prescrição e intervenção nas seguintes áreas:
A Pediatria tem como objectivo a promoção da saúde da criança, do seu bem-estar físico, psíquico e comportamental, dispondo de consultas de:
Na Pediatria de Neurodesenvolvimento são realizadas avaliações de desenvolvimento nas suas várias vertentes – motora, cognitiva, linguagem, comportamental e sensorial. Sempre que necessário é feita a orientação terapêutica e dada continuidade, com a colaboração/intervenção dos vários técnicos que compõem a nossa equipa (Psicologia, Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Reabilitação Psicomotora, Terapia da Fala e Massagem para bebés).
As perturbações do sono são problemas frequentes nas crianças e adolescentes e podem ter elevado impacto na saúde e bem estar do próprio e da família.
Os desafios mais frequentes nas crianças são de natureza comportamental, estando muito relacionadas com o temperamento da criança e com as suas experiências. Contudo, existem outros tipos de perturbações que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial: as parassónias (terrores noturnos, sonilóquio/falar de noite, bruxismo/ranger os dentes, despertares confusionais, enurese), as perturbações de movimento rítmicos do sono, as perturbações do ritmo circadiano do sono, as perturbações respiratórias do sono, entre outras. Embora existam métodos gerais de auto-ajuda para lidar com as perturbações do sono (ex: Método Estivil), podem ser demasiado drásticos e não se adequar às especificidades de cada criança. Nesse sentido, os planos personalizados têm maior potencial de conseguir bons resultados.
As perturbações do sono são problemas frequentes nas crianças e adolescentes e podem ter elevado impacto na saúde e bem estar do próprio e da família.
Os desafios mais frequentes nas crianças são de natureza comportamental, estando muito relacionadas com o temperamento da criança e com as suas experiências. Contudo, existem outros tipos de perturbações que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial: as parassónias (terrores noturnos, sonilóquio/falar de noite, bruxismo/ranger os dentes, despertares confusionais, enurese), as perturbações de movimento rítmicos do sono, as perturbações do ritmo circadiano do sono, as perturbações respiratórias do sono, entre outras. Embora existam métodos gerais de auto-ajuda para lidar com as perturbações do sono (ex: Método Estivil), podem ser demasiado drásticos e não se adequar às especificidades de cada criança. Nesse sentido, os planos personalizados têm maior potencial de conseguir bons resultados.
É uma especialidade médica que tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afectam a criança ou o adolescente. Esta especialidade exige um contacto estreito com outros especialistas não só da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.
A Pedopsiquiatria, ou Psiquiatria da Infância e Adolescência, é uma especialidade médica que visa avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios psicoafectivos que alterem o normal desenvolvimento da criança ou do adolescente. Apresenta um carácter preventivo, na medida da promoção da saúde mental do adulto desde a infância e adolescência.
A intervenção em Pedopsiquiatria pode incluir consultas terapêuticas, com componente importante de intervenção familiar, consultas psicoterapêuticas, intervenção psicofarmacológica, articulação com técnicos diversos e com estruturas da comunidade.
Uma orientação para consulta de Pedopsiquiatria é indicada em situações de alterações do comportamento, alterações do humor, ansiedade, hiperactividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, recusa escolar, perturbações psicóticas, perturbações do espectro do autismo, alterações do sono ou alimentares, entre outras.
Na consulta de psicologia são realizadas avaliações do desenvolvimento cognitivo e psicossocial. Esta intervenção previne e trabalha as perturbações disfuncionais que podem surgir ao longo do desenvolvimento infantil com repercussões na vida adulta.
Intervenção em casos de vivência psicológica da infertilidade, luto e morte fetal, síndrome pós-aborto, entre outros.
A Orientação Escolar e Profissional é um programa que pode ser implementado tanto a nível individual como em grupo. Consiste numa análise de aspectos mentais, capacidades ou aptidões onde é elaborado um perfil de personalidade e um perfil dos interesses profissionais do jovem/adolescente que o ajudam a decidir acerca do seu futuro profissional.
A Neuropsicologia é a disciplina da Psicologia que estuda a relação da actividade do Sistema Nervoso Central com o comportamento, a cognição, a emoção, a motivação e a vida relacional.
A intervenção neuropsicológica consiste em avaliar e reabilitar/estimular as funções neuropsicológicas (a atenção, a memória, linguagem oral e escrita, a actividade construtiva, as aptidões visuo-espaciais, o raciocínio, o planeamento da acção, o controlo sobre o comportamento e as emoções, etc.) que podem estar comprometidas por lesões encefálicas, perturbação do desenvolvimento e maturação neuronal, desequilíbrios neuroquímicos e funcionais.
Na infância e na adolescência a avaliação neuropsicológica pode dar um contributo importante para o diagnóstico das alterações comportamentais e cognitivas associadas às lesões ou doenças neurológicas (epilepsia, tumores, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos crânio-encefálicos), perturbações do comportamento (défice de atenção, hiperactividade), perturbações da aprendizagem (dislexias adquiridas ou de desenvolvimento, perturbações do cálculo e da escrita), e perturbações do desenvolvimento (espectro do autismo).
A avaliação neuropsicológica pode realizar-se a partir dos 3 anos permitindo diagnosticar alterações resultantes de patologia cerebral ou de atrasos do desenvolvimento neuronal em áreas como a atenção, o controlo executivo, a velocidade de processamento de informação, a memória e a aprendizagem, a linguagem, a percepção e a motricidade, as capacidades visuo-espaciais e construtivas, a percepção social.
A terapia familiar tem como principais objetivos:
Terapia familiar: Método psicoterapêutico através de sessões conjuntas com os elementos de uma família. Procura reforçar as competências da família para a resolução de uma situação problemática ou de uma crise (situações agudas ou prolongadas no tempo). Pretende-se desta forma incidir sobre os processos de comunicação e nas formas de interação trabalhando para o restabelecimento do equilíbrio no sistema familiar. Por fim, através da correlação da disfunção do sistema familiar, objetiva-se a criação de um novo modelo relacional.
Terapia de casal: Como variante da terapia familiar, procura a resolução de problemas de diferentes níveis de complexidade do casal. Permite uma identificação e consciencialização dos problemas que estão a afetar a relação conjugal, seguida de uma análise das hipóteses de reconciliação ou de melhoria do equilíbrio e dinâmica conjugal.
Indicações: terapia familiar e de casal
Características das consultas:
O nível final de independência motora alcançado pela criança irá depender dos seguintes factores:
O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, foi desenvolvido por Beatriz Padovan, formada em Pedagogia e Terapia da Fala. Este método consiste numa abordagem terapêutica que permite recapitular as fases do neuro-desenvolvimento, de forma a habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso, promovendo o potencial genético de cada indivíduo.
Uma terapia de Reorganização Neurofuncional, objetiva recapitular os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.
O Método Padovan centra-se na recapitulação do processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso, perspetivando o indivíduo como um ser holístico, sobre o qual não recaí atenção na dificuldade. Desta forma respeitando a sequência evolutiva da natureza do ser humano, o Método Padovan objetiva tornar o indivíduo capaz de cumprir o seu potencial genético e adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.
O Protocolo PediaSuit utiliza diversas ferramentas:
O Protocolo consiste numa terapia intensiva com duração de 4 semanas de 4 horas diárias, tendo-se como principal objetivo maximizar as funções da criança até se explorar todo o seu potencial, permitindo a cada criança vivenciar e aprender competências, que apenas são possíveis com facilitadores como as ferramentas deste Protocolo. Através desta abordagem terapêutica é possível a promoção não só do desenvolvimento motor, mas também cognitivo e comportamental.
A Terapia Ocupacional em Pediatria tem como principal objetivo que a criança tenha um melhor desempenho das suas ocupações do dia-a-dia, estas incluem: o brincar, a alimentação, a higiene, a interação social, as atividades escolares, entre outras. O Terapeuta avalia a criança de forma a identificar as competências que estão em disfunção e que influenciam de forma negativa o seu desempenho nas atividades, delineando um plano de intervenção específico para as suas necessidades.
A Integração Sensorial é definida como a capacidade do cérebro para processar a informação recebida pelo nosso corpo através dos sentidos, na relação com o meio envolvente, dando uma resposta adaptativa. O seu desenvolvimento depende da interação com o meio envolvente e da nossa adaptação aos desafios sensoriais e motores que experienciamos durante a infância. A Integração Sensorial é a base para um desenvolvimento sensório-motor, comportamento social e uma aprendizagem académica adequados. As Disfunções de Integração Sensorial (DIS) surgem quando existe uma dificuldade do sistema nervoso em regular, processar e/ou interpretar a informação sensorial de um ou mais sistemas sensoriais. As crianças com DIS apresentam sinais que nos permitem perceber quais os sistemas afetados.
A terapia da fala é a área da saúde que previne e trata a criança nas áreas de desenvolvimento relativas à comunicação e linguagem, nomeadamente:
A intervenção, caso seja necessária, será dirigida no sentido de promover o desenvolvimento da criança, procurando reduzir ao máximo as suas dificuldades de comunicação, de forma a proporcionar o seu bem-estar e facilitar as aprendizagens escolares.
Ortoprotesia é uma profissão que integra a carreira geral de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica. O Ortoprotésico faz a avaliação de adultos e crianças com doenças do aparelho neuro-músculo-esquelético, com a finalidade de produzir, aplicar ou adaptar os dispositivos biomecânicos (próteses e ortóteses) mais adequados à sua reabilitação. unção trabalhada), que são usados para aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios e uso de diversos materiais para o incremento do programa de tratamento.
E a partir da visão que captamos e interpretamos o mundo exterior, o que confere a visão três funções deveras importantes na socialização do indivíduo - e através dela que aprendemos, comunicamos e nós orientamos. Qualquer alteração na função visual é por si só capaz de diminuir a qualidade de vida pois pode por em causa a nossa autonomia nas atividades de vida diária! Ver mal ou ver bem não se resume em usar óculos ou não - a medição isolada da acuidade visual não traduz o estado da visão! E necessário estudar um conjunto de funções visuais para caracterizar a função visual de cada indivíduo e indagar acerca do impacto que cada uma delas pode ter nas atividades da vida diária.
No caso específico das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita são várias as alterações que podem afetar a performance da criança! Para a leitura e necessário além de uma boa acuidade visual de perto, um campo visual preservado, movimentos oculares finos precisos e a função vergencial e acomodatíva deve estar integra! Numa primeira fase deve ser sempre estudado a necessidade de correção refrativa! Após este passo e de extrema importância estudar a visão binocular de forma a detetar se existe alguma alteração nas funções binoculares ou acomodatívas que possam ser estar a prejudicar o processo de leitura para que possam ser devidamente tratadas e no melhorar o desempenho da criança!
Na Estimulopraxis oferecemos um programa de treino da percepção visual e das funções oculomotoras com implicações na leitura.
Nas crianças com deficiência visual ou multideficiencia e importante a realização de programas de intervenção e reabilitação visual precoce de modo a estimular ao máximo o resíduo visual! Quanto mais cedo for iniciado o programa melhor será a adaptação da criança a sua condição e melhor desempenhará as suas atividades nos diversos contextos visuais, minimizando os handicaps secundários a deficiência visual! Estes programas de intervenvao precoce vão desde estratégias de estimulação da acuidade visual, técnicas de expansão de campo visual, aumento de imagens com lupas e dispositivos electrónicos até a técnicas de orientação e mobilidade!
Na Estimulopraxis oferecemos um programa de reabilitação visual centrados nos objetivos e motivações da criança, adequados à idade, de modo a potenciar a utilização máxima do resíduo visual.
A Cinesiterapia Respiratória é uma terapêutica baseada no movimento.
Actua principalmente na respiração externa e tem como objectivo principal a educação/recuperação para a manutenção de uma função respiratória normal.
É particularmente eficaz na faixa etária pediátrica, nomeadamente nas doenças do aparelho respiratório:
Os hábitos alimentares estabelecidos na primeira infância e consolidados até ao final da adolescência têm um grande impacto no crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo, bem como na modulação individual do risco de doenças crónicas do adulto. Assim, é fundamental intervir para prevenir!
Áreas de atuação:
As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) têm várias comorbilidades associadas onde a nutrição tem um papel determinante. Alguns exemplos são, distúrbios gastrointestinais, alergias e intolerâncias alimentares, deficiências imunológicas, desequilíbrios nutricionais, seletividade alimentar e disfunções metabólicas. Um adequado acompanhamento nutricional pode ter um impacto positivo no desempenho cognitivo e comportamental das crianças com PEA.
Na consulta, é realizada uma avaliação clínica detalhada, recolhida toda a informação relativa aos hábitos alimentares e estilo de vida do paciente e efetuada a avaliação do seu estado nutricional. Tendo em conta toda a informação recolhida, é elaborado um plano de intervenção com as recomendações alimentares que melhor atendem às necessidades do paciente e da família, plano este que será revisto e adaptado em todas as consultas de seguimento.
Somos uma equipa de profissionais dinâmica e especializada na área do desenvolvimento infantil que se uniu pelo prazer comum de estar com crianças.
Damos apoio a todas as famílias com bebés, crianças e adolescentes, estando de igual forma preparadas para cuidar de crianças com necessidades especiais.
O desenvolvimento da linguagem ocorre desde o primeiro dia de vida do bebé. São vários os factores que o influenciam, desde factores biológicos a factores do meio ambiente.
Desta forma podem ocorrer, em diferentes fases da vida da criança dificuldades no seu desenvolvimento linguísticos que poderão ter repercussões nas suas aprendizagens escolares, nomeadamente ao nível da leitura e da escrita.
O Nosso centro decidiu avançar com o projecto de sensibilização às famílias, educadores e professores, para eventuais dificuldades das suas crianças ao nível da fala e da linguagem. O rastreio é realizado no estabelecimento de ensino onde a criança está. Este projecto tem como finalidade alertar e prevenir tanto quanto possível alguma dificuldade que se verifique a este nível.
O toque é a primeira forma de comunicar com o bebé.
Os pais instintivamente tocam no bebé para o conhecer melhor. Este curso tem como objectivos gerais melhorar a Interacção pais-filhos, Estimular os diferentes sistemas fisiológicos e os diferentes sentidos sensoriais, Aliviar a dor/tensão e Relaxar.
O curso é destinado a pais com bebés até aos 12 meses, com a periodicidade de 1 vez por semana, tendo cada sessão a duração de uma hora
A preparação e educação para o nascimento tem como principal objectivo, dar resposta a muitas das necessidades dos pais. Para além da aquisição de conhecimentos, o clima é propício ao esclarecimento de dúvidas, à partilha das experiências e vivências tão importantes nesta fase da vida do casal, tornando-os mais confiantes nesta nova etapa da sua vida.
Nestes encontros, o Fisioterapeuta poderá ajudar os pais a esclarecer as suas dúvidas, aliviar as suas queixas, através de exercícios de mobilidade e posturas de alívio de dor. Será desenvolvido uma variada de temas, como os cuidados gerais com a grávida, estratégias que possam facilitar o trabalho de parto, assim como, os padrões respiratórios de cada fase do mesmo. O fisioterapeuta poderá de igual modo, contribuir para o conhecimento do mecanismo de aleitamento, ajudando a encontrar as melhores soluções para cada situação e ainda dar a conhecer como prestar os primeiros cuidados ao bebé.
Para além disso é dado ênfase aos processos de educação e desenvolvimento do bebé, dando especial ênfase à interacção mãe/pai/bebé. No final de cada sessão será guardado um momento para o relaxamento da mãe/pai.
Estes encontros, deveram-se iniciar, preferencialmente pela 27ª semana e decorrerão até mais ou menos à altura de nascimento do seu bebé. Os encontros serão realizados 1 vezes por semana, cerca de 90 minutos, com grupos até 4 grávidas/casais, com a duração de 8 semanas.
Estes encontros são indicados para toda a mulher grávida e o seu companheiro ou qualquer outra pessoa que acompanhará a grávida em todo ou parte do processo do trabalho de parto.
Salvo se houver qualquer indicação médica no sentido de a grávida ter sido aconselhada a repouso absoluto, todas as grávidas poderão frequentar estes encontros.
Venda de Material Didáctico
Workshops Temáticos