Especialidades

Especialidades

As diferentes especialidades médicas e terapêuticas efectuam um trabalho em equipa multidisciplinar, visando a elaboração de programas e metodologias individualizadas, integradas na família, escola e comunidade, destacando-se a avaliação, despiste, diagnóstico, prescrição e intervenção nas seguintes áreas:

As diferentes especialidades médicas e terapêuticas efectuam um trabalho em equipa multidisciplinar, visando a elaboração de programas e metodologias individualizadas, integradas na família, escola e comunidade, destacando-se a avaliação, despiste, diagnóstico, prescrição e intervenção nas seguintes áreas:

  • Pediatria

    A Pediatria tem como objectivo a promoção da saúde da criança, do seu bem-estar físico, psíquico e comportamental, dispondo de consultas de:

    • Vigilância de saúde e prevenção da doença;
    • Diagnóstico e terapêutica de situações agudas de doença;
    • Avaliação de desenvolvimento.
  • Pediatria de Neurodesenvolvimento

    Na Pediatria de Neurodesenvolvimento são realizadas avaliações de desenvolvimento nas suas várias vertentes – motora, cognitiva, linguagem, comportamental e sensorial. Sempre que necessário é feita a orientação terapêutica e dada continuidade, com a colaboração/intervenção dos vários técnicos que compõem a nossa equipa (Psicologia, Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Reabilitação Psicomotora, Terapia da Fala e Massagem para bebés).

  • Pediatria - Consulta do Sono

    As perturbações do sono são problemas frequentes nas crianças e adolescentes e podem ter elevado impacto na saúde e bem estar do próprio e da família.

    Os desafios mais frequentes nas crianças são de natureza comportamental, estando muito relacionadas com o temperamento da criança e com as suas experiências. Contudo, existem outros tipos de perturbações que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial: as parassónias (terrores noturnos, sonilóquio/falar de noite, bruxismo/ranger os dentes, despertares confusionais, enurese), as perturbações de movimento rítmicos do sono, as perturbações do ritmo circadiano do sono, as perturbações respiratórias do sono, entre outras. Embora existam métodos gerais de auto-ajuda para lidar com as perturbações do sono (ex: Método Estivil), podem ser demasiado drásticos e não se adequar às especificidades de cada criança. Nesse sentido, os planos personalizados têm maior potencial de conseguir bons resultados.

  • Pediatria
    Consulta do Sono

    As perturbações do sono são problemas frequentes nas crianças e adolescentes e podem ter elevado impacto na saúde e bem estar do próprio e da família.

    Os desafios mais frequentes nas crianças são de natureza comportamental, estando muito relacionadas com o temperamento da criança e com as suas experiências. Contudo, existem outros tipos de perturbações que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial: as parassónias (terrores noturnos, sonilóquio/falar de noite, bruxismo/ranger os dentes, despertares confusionais, enurese), as perturbações de movimento rítmicos do sono, as perturbações do ritmo circadiano do sono, as perturbações respiratórias do sono, entre outras. Embora existam métodos gerais de auto-ajuda para lidar com as perturbações do sono (ex: Método Estivil), podem ser demasiado drásticos e não se adequar às especificidades de cada criança. Nesse sentido, os planos personalizados têm maior potencial de conseguir bons resultados.

  • Neurologia Pediátrica

    É uma especialidade médica que tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afectam a criança ou o adolescente. Esta especialidade exige um contacto estreito com outros especialistas não só da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

  • Pedopsiquiatria

    A Pedopsiquiatria, ou Psiquiatria da Infância e Adolescência, é uma especialidade médica que visa avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios psicoafectivos que alterem o normal desenvolvimento da criança ou do adolescente. Apresenta um carácter preventivo, na medida da promoção da saúde mental do adulto desde a infância e adolescência.

    A intervenção em Pedopsiquiatria pode incluir consultas terapêuticas, com componente importante de intervenção familiar, consultas psicoterapêuticas, intervenção psicofarmacológica, articulação com técnicos diversos e com estruturas da comunidade.

    Uma orientação para consulta de Pedopsiquiatria é indicada em situações de alterações do comportamento, alterações do humor, ansiedade, hiperactividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, recusa escolar, perturbações psicóticas, perturbações do espectro do autismo, alterações do sono ou alimentares, entre outras.

  • Psicologia

    Na consulta de psicologia são realizadas avaliações do desenvolvimento cognitivo e psicossocial. Esta intervenção previne e trabalha as perturbações disfuncionais que podem surgir ao longo do desenvolvimento infantil com repercussões na vida adulta.

    Psicologia da Gravidez e Maternidade
    Psicoterapia a Grávidas
    A estrutura da mulher e a sua atitude face à gravidez influem na evolução da gravidez e do parto.
    A gravidez é um período potencial crítico, óptimo para a intervenção psicológica, indicado para começar a fazer psicoterapia.
    É uma fase que pode promover o crescimento interno e onde pode surgir um enriquecimento da vida psíquica.
    Intervenção em qualquer fase da gravidez e puerpério, depressão na gravidez e pós-parto, preparação psicológica para o parto, entre outras.
    Psicoterapia a Mães/Bebés
    Intervenção e aconselhamento em todas as questões que dizem respeito à avaliação e desenvolvimento do bebé e ao desempenho da parentalidade.
    Terapia nas perturbações funcionais do apetite, sono, enurese, entre outras.
    Psicoterapia a Mulheres/Casais

    Intervenção em casos de vivência psicológica da infertilidade, luto e morte fetal, síndrome pós-aborto, entre outros.

    Orientação Escolar e Profissional

    A Orientação Escolar e Profissional é um programa que pode ser implementado tanto a nível individual como em grupo. Consiste numa análise de aspectos mentais, capacidades ou aptidões onde é elaborado um perfil de personalidade e um perfil dos interesses profissionais do jovem/adolescente que o ajudam a decidir acerca do seu futuro profissional.

  • Neuropsicologia

    A Neuropsicologia é a disciplina da Psicologia que estuda a relação da actividade do Sistema Nervoso Central com o comportamento, a cognição, a emoção, a motivação e a vida relacional.

    Em que consiste a neuropsicologia clínica?

    A intervenção neuropsicológica consiste em avaliar e reabilitar/estimular as funções neuropsicológicas (a atenção, a memória, linguagem oral e escrita, a actividade construtiva, as aptidões visuo-espaciais, o raciocínio, o planeamento da acção, o controlo sobre o comportamento e as emoções, etc.) que podem estar comprometidas por lesões encefálicas, perturbação do desenvolvimento e maturação neuronal, desequilíbrios neuroquímicos e funcionais.

    Qual o contributo da neuropsicologia?

    Na infância e na adolescência a avaliação neuropsicológica pode dar um contributo importante para o diagnóstico das alterações comportamentais e cognitivas associadas às lesões ou doenças neurológicas (epilepsia, tumores, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos crânio-encefálicos), perturbações do comportamento (défice de atenção, hiperactividade), perturbações da aprendizagem (dislexias adquiridas ou de desenvolvimento, perturbações do cálculo e da escrita), e perturbações do desenvolvimento (espectro do autismo).

    Avaliação Neuropsicológica

    A avaliação neuropsicológica pode realizar-se a partir dos 3 anos permitindo diagnosticar alterações resultantes de patologia cerebral ou de atrasos do desenvolvimento neuronal em áreas como a atenção, o controlo executivo, a velocidade de processamento de informação, a memória e a aprendizagem, a linguagem, a percepção e a motricidade, as capacidades visuo-espaciais e construtivas, a percepção social.

    Reabilitação/Estimulação Neuropsicológica
    A reabilitação neuropsicológica consiste na compensação, reestruturação ou recuperação das funções neuropsicológicas total ou parcialmente perdidas por lesão ou doença cerebral. A estimulação neuropsicológica consiste na promoção do desenvolvimento de determinadas funções que se encontram num estádio atrasado de maturação (casos das capacidades atencionais no défice de atenção, do controlo comportamental na hiperactividade) e no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem adequadas (dislexia).
    No seu conjunto consiste num treino das funções neuropsicológicas através da estimulação de aptidões específicas com exercícios (computorizados ou não) e a programação de actividades na vida diária.
    Desenvolve-se ainda um treino de controlo das ondas cerebrais (Neurofeedback) para promover a atenção-concentração, o controlo do comportamento e a maturação de estruturas cerebrais responsáveis pelos atrasos no desenvolvimento e na aprendizagem.
    A reabilitação neuropsicológica consiste na compensação, reestruturação ou recuperação das funções neuropsicológicas total ou parcialmente perdidas por lesão ou doença cerebral, na estimulação das funções que se encontram insuficientemente desenvolvidas (casos das capacidades atencionais no défice de atenção, do controlo comportamental na hiperactividade) e no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem adequadas (dislexia).
    A reabilitação consiste num treino das funções afectadas através da estimulação de aptidões específicas com exercícios (computorizados ou não) e a programação de actividades na vida diária. Desenvolve-se ainda um treino de específico de controlo das ondas cerebrais (Neurofeedback) para promover a atenção-concentração, o controlo do comportamento e a maturação de estruturas cerebrais responsáveis pelos atrasos no desenvolvimento e na aprendizagem.
    Neuro Feedback
    O Neurofeedback ou EEG Biofeedback é uma técnica que permite modificar os padrões de actividade do cérebro, nomeadamente da sua parte mais evoluída- o neocórtex.
    A actividade eléctrica cerebral pode estar alterada em diversas patologias que aparecem na infância e na adolescência como são o caso da epilepsia, do défice de atenção e hiperactividade, da dislexia, dos traumatismos crânio-encefálicos, do autismo e do síndrome de Asperger.
    O Neurofeedback é um treino das frequências e amplitudes das ondas cerebrais no sentido da normalidade na medida em que permite melhorar a capacidade de atenção, o controlo sobre o comportamento e melhorar o funcionamento de áreas cerebrais responsáveis pelos atrasos de desenvolvimento.
    O Neurofeedback tem demonstrado, em diversos estudos controlados, ser um tratamento eficaz no tratamento do défice de atenção, da hiperactividade, da epilepsia, de alterações da atenção e das funções executivas nos traumatismos crânio-encefálicos e na melhoria da capacidade de empatia e de percepção social no autismo e síndrome de Asperger.
    Para referir apenas alguns exemplos da sua utilidade mostrou-se que o Neurofeedback têm o mesmo grau de eficácia no tratamento do défice de atenção e hiperactividade do que a medicação com estimulantes como o metilfenidato (Fuchs et al., 2003) e que permite controlar crises convulsivas resistentes à medicação em doentes epilépticos (Sterman, 2000).
    Treino Cognitivo Computorizado
    O treino cognitivo é uma parte fundamental da reabilitação neuropsicológica. A reabilitação neuropsicológica, no seu conjunto, consiste num treino das funções neuropsicológicas através da estimulação de aptidões específicas com exercícios (computorizados ou não) e sua generalização às actividades da vida diária.
    O treino cognitivo computorizado oferece diversas vantagens na reabilitação e estimulação das funções neuropsicológicas, como a economia de tempo.
    Rehacom
    O Rehacom é um treino cognitivo assistido por computador que pode ser aplicado a crianças a partir da idade escolar. Trabalha diversos domínios cognitivo-operativos como a atenção, a memória de trabalho, as funções executivas, o planeamento, o raciocino, as aptidões visuo-construtivas e visuo-espaciais, o tempo de reacção, entre outras.
    O Rehacom é um instrumento de trabalho indispensável na reabilitação das disfunções cognitivas resultantes da lesão cerebral (AVC, Traumatismo crânio-encefálico, infecções do sistema nervoso central). A sua utilização na estimulação de funções cognitivas insuficientemente desenvolvidas (como é o caso da atenção, da memória de trabalho e das funções executivas na perturbação de hiperactividade e défice de atenção) é outra das características interessantes deste programa.
    Treino de Atenção
    O Treino da Atenção é um programa computorizado de treino da atenção e das funções executivas para a idade pré-escolar.
    Destina-se sobretudo a melhorar a capacidade de controlo da atenção e o controlo inibitório nas crianças em risco de desenvolvimento de patologias da auto-regulação como a perturbação de hiperactividade e défice de atenção.
  • Terapia Familiar e de Casal

    A terapia familiar tem como principais objetivos:

    • Avaliação e intervenção com famílias e casais a partir de uma abordagem sistémica.
    • Apoio especializado às problemáticas associadas ao casal/ família.
    Descrição

    Terapia familiar: Método psicoterapêutico através de sessões conjuntas com os elementos de uma família. Procura reforçar as competências da família para a resolução de uma situação problemática ou de uma crise (situações agudas ou prolongadas no tempo). Pretende-se desta forma incidir sobre os processos de comunicação e nas formas de interação trabalhando para o restabelecimento do equilíbrio no sistema familiar. Por fim, através da correlação da disfunção do sistema familiar, objetiva-se a criação de um novo modelo relacional.

    Terapia de casal: Como variante da terapia familiar, procura a resolução de problemas de diferentes níveis de complexidade do casal. Permite uma identificação e consciencialização dos problemas que estão a afetar a relação conjugal, seguida de uma análise das hipóteses de reconciliação ou de melhoria do equilíbrio e dinâmica conjugal.

    Indicações: terapia familiar e de casal

    • Dificuldades de comunicação/diálogo (entre os elementos da família ou do casal)
    • Desgaste e stress familiar devido a doenças crónicas ou outras situações de saúde
    • Desinvestimento ou desajuste no relacionamento entre elementos da família ou do casal
    • Readaptações difíceis a um novo ciclo de vida
    • Dificuldades com as famílias de origem
    • Dificuldades na interpretação e na gestão do comportamento dos filhos, desajustamento ou rendimento escolar
    • Sentimentos persistentes de insatisfação na relação
    • Preocupações, desinvestimento ou insatisfação sexual
    • Situações de divórcio (moderação/apoio nos processos comunicacionais)

    Características das consultas:

    • As sessões têm a duração de 1h-1h30 cada; o processo engoba sessões iniciais de avaliação (1-2) sessões de acompanhamento (depende da avaliação/problemática) e sessões de follow-up (1-3).
    • Modalidade presencial ou on-line.
  • Reabilitação Psicomotora
    A Reabilitação Psicomotora é uma área de conhecimento transdisciplinar que estuda as relações entre as funções psíquicas e a motricidade em diversos contextos, com o objectivo de contribuir para superar problemas de maturação, desenvolvimento, aprendizagem e comportamento, através da intervenção por mediação corporal. A Reabilitação Psicomotora é uma área de intervenção que pode desenvolver-se nos seguintes âmbitos:
    • PREVENTIVO - Apoio à gestação, promoção do desenvolvimento.
    • EDUCATIVO - Estimulação do desenvolvimento psicomotor, e do potencial de aprendizagem.
    • REEDUCATIVO ou TERAPÊUTICO - Intervenção nos problemas de desenvolvimento ou aprendizagem e problemas emocionais.
    Esta área de intervenção visa a promoção do desenvolvimento de competências funcionaise de aprendizagem de bebés, crianças e adolescentes com perturbações de desenvolvimento ou deficiência. Das duas competências destacam-se a avaliação, a prescrição e a intervenção nas seguintes áreas:
    • PSICOMOTRICIDADE - Intervenção precoce, reeducação e terapia psicomotora.
    • ACESSIBILIDADE/AUTONOMIA SOCIAL - Programas de competências cognitivas e adaptação dos contextos.
  • Fisioterapia
    A Fisioterapia Pediátrica é uma vertente da área da saúde que pretende avaliar, diagnosticar e intervir a nível de disfunções motoras, prevenindo, habilitando ou reabilitando a criança. Tem como intuito principal alcançar o bem-estar, promovendo qualidade de vida, não só a esta mesma, mas igualmente à família e todos que a rodeiam. A intervenção nesta valência procura estimular a criança a todos os níveis, motor, sensorial, cognitivo e emocional, pois acredita, acima de tudo, que o individuo é um ser único e indivisível e que se desenvolve com base em tudo o que o rodeia.

    O Fisioterapeuta aquando o desenrolar das sessões preocupa-se em atingir os objetivos delineados e construídos em equipa, tanto multidisciplinar como com a família e outros cuidadores, tendo sempre presente a necessidade de se adaptar consoante as variantes que vão surgindo. Procura ainda, insistir na independência e máxima funcionalidade da criança de forma a que esta por si só consiga realizar as tarefas propostas e do seu dia-a-dia.

    A Fisioterapia Pediátrica, para além de lesões do foro neurológico, intervém também a nível de lesões traumáticas, como fraturas, entorses, torcicolos, entre outras, e em situações ligadas ao sistema respiratório como, disfunções e infeções respiratórias.
  • Método Cuevas Medek Exercise
    O método CME foi criado e desenvolvido pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas em Caracas, Venezuela no início dos anos 70. O método Cuevas Medek Exercise (CME) é uma abordagem utilizada em fisioterapia pediátrica em crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causado por síndrome não degenerativa que afecta o Sistema Nervoso Central.
    Esta terapia pode ser aplicada a crianças a partir de 3 meses de vida até que elas atinjam o controlo da marcha independente. Como os terapeutas que utilizam o Método CME precisam expor a criança à influência da força da gravidade, através do progressivo suporte distal, o uso desta terapia pode ser limitado pela altura e peso da criança.
    O princípio fundamental do CME é baseado no facto de que crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar o seu potencial de recuperação natural.
    Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a sequela ter se instalado.
    A reacção natural do "potencial de recuperação" isoladamente, não pode tirar a criança da situação de desenvolvimento motor anormal. Por isso é crucial iniciar a terapia motora no momento da detecção dos primeiros sinais de atraso na função motora.

    O nível final de independência motora alcançado pela criança irá depender dos seguintes factores:

    1. A detecção precoce da alteração no desenvolvimento motor.
    2. A existência do potencial de recuperação cerebral.
    3. A aplicação no momento correcto de uma abordagem significante de terapia motora.
    4. A execução constante de exercícios apropriados até se atingir o total controlo motor. Para mais informações consulte o site oficial: www.cuevasmedek.com.
    Avaliação e Programa
    Na primeira sessão é aplicado um protocolo de avaliação próprio do CME, com 41 itens, que avalia o desenvolvimento motor da criança, desde o controlo cefálico até à marcha independente. Esta avaliação define a idade motora da criança.
    Juntamente com os pais são definidos 3 objectivos de tratamento, para um período de 8 semanas. Após 8 semanas a criança deve ser reavaliada.
    Sessões
    Cada sessão de CME tem a duração de 45 minutos e deve ser aplicada 2 vezes por dia. Para os pais é realizado um programa para casa que deve ser cumprido 2 vezes por dia durante 30 minutos, com excepção dos dias em que a criança realiza terapia com o Terapeuta CME.
    Para crianças que residam longe, existe a possibilidade de a criança realizar sessões 2 vezes por dia com o técnico, durante o tempo pretendido pelos pais, e fazer a continuidade com a frequência definida pelos pais e terapeuta.
    Em CME os pais fazem parte integrante da equipa de reabilitação sendo incentivados a participar nas sessões de forma a dar continuidade ao programa em contexto de rotina diária.
     
    A Fisioterapia Pediátrica é uma vertente da área da saúde que pretende avaliar, diagnosticar e intervir a nível de disfunções motoras, prevenindo, habilitando ou reabilitando a criança. Tem como intuito principal alcançar o bem-estar, promovendo qualidade de vida, não só a esta mesma, mas igualmente à família e todos que a rodeiam.
    A intervenção nesta valência procura estimular a criança a todos os níveis, motor, sensorial, cognitivo e emocional, pois acredita, a cima de tudo, que o individuo é um ser único e indivisível e que se desenvolve com base em tudo o que o rodeia. O Fisioterapeuta aquando o desenrolar das sessões preocupa-se em atingir os objetivos delineados e construídos em equipa, tanto multidisciplinar como com a família e outros cuidadores, tendo sempre presente a necessidade de se adaptar consoante as variantes que vão surgindo. Procura ainda, insistir na independência e máxima funcionalidade da criança de forma a que esta por si só consiga realizar as tarefas propostas e do seu dia-a-dia.
    A Fisioterapia Pediátrica, para além de lesões do foro neurológico, intervém também a nível de lesões traumáticas, como fraturas, entorses, torcicolos, entre outras, e em situações ligadas ao sistema respiratório como, disfunções e infeções respiratórias.
  • Método Padovan

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, foi desenvolvido por Beatriz Padovan, formada em Pedagogia e Terapia da Fala. Este método consiste numa abordagem terapêutica que permite recapitular as fases do neuro-desenvolvimento, de forma a habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso, promovendo o potencial genético de cada indivíduo.

    Uma terapia de Reorganização Neurofuncional, objetiva recapitular os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

    O Método Padovan centra-se na recapitulação do processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso, perspetivando o indivíduo como um ser holístico, sobre o qual não recaí atenção na dificuldade. Desta forma respeitando a sequência evolutiva da natureza do ser humano, o Método Padovan objetiva tornar o indivíduo capaz de cumprir o seu potencial genético e adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.

  • Protocolo Intensivo Pediasuit
    O Protocolo Intensivo Pediasuit é uma abordagem terapêutica para indivíduos (crianças, adolescentes e adultos) com patologias neurológicas, como Encefalopatia Crónica da Infância (anteriormente designada como paralisia cerebral), atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afectam o desenvolvimento motor de uma criança e/ou funções cognitivas e AVC's. ​O elemento chave é um programa de tratamento estabelecido para a criança, adolescente ou adulto com base nas suas necessidades individuais.
    O Protocolo PediaSuit é baseado num programa de exercícios específicos e intensivos que ajudam a minimizar reflexos patológicos e possibilitam o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

    O Protocolo PediaSuit utiliza diversas ferramentas:

    • Uma ortótese dinâmica, chamada SUIT, um fato criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas, uma vez que os mesmos chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, de massa muscular e com uma estrutura óssea alterada. O Suit é composto por colete, toca, calções, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, que desempenha um papel crucial na regulação do tónus muscular, na função sensorial e vestibular;
    • A ABILITY EXERCISE UNITY (gaiola - permite ganhar amplitude de movimento, flexibilidade dos músculos e articulações, bem como competências funcionais), o MONKEY (sistema de roldanas – para fortalecimento muscular específico) e o SPIDER (sistema de elásticos - facilita o controlo postural, com grau de sustentação variável de acordo com a actividade e função trabalhada), que são usados para aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios e uso de diversos materiais para o incremento do programa de tratamento.

    O Protocolo consiste numa terapia intensiva com duração de 4 semanas de 4 horas diárias, tendo-se como principal objetivo maximizar as funções da criança até se explorar todo o seu potencial, permitindo a cada criança vivenciar e aprender competências, que apenas são possíveis com facilitadores como as ferramentas deste Protocolo. Através desta abordagem terapêutica é possível a promoção não só do desenvolvimento motor, mas também cognitivo e comportamental.

  • Terapia Ocupacional

    A Terapia Ocupacional em Pediatria tem como principal objetivo que a criança tenha um melhor desempenho das suas ocupações do dia-a-dia, estas incluem: o brincar, a alimentação, a higiene, a interação social, as atividades escolares, entre outras. O Terapeuta avalia a criança de forma a identificar as competências que estão em disfunção e que influenciam de forma negativa o seu desempenho nas atividades, delineando um plano de intervenção específico para as suas necessidades.

    Integração Sensorial

    A Integração Sensorial é definida como a capacidade do cérebro para processar a informação recebida pelo nosso corpo através dos sentidos, na relação com o meio envolvente, dando uma resposta adaptativa. O seu desenvolvimento depende da interação com o meio envolvente e da nossa adaptação aos desafios sensoriais e motores que experienciamos durante a infância. A Integração Sensorial é a base para um desenvolvimento sensório-motor, comportamento social e uma aprendizagem académica adequados. As Disfunções de Integração Sensorial (DIS) surgem quando existe uma dificuldade do sistema nervoso em regular, processar e/ou interpretar a informação sensorial de um ou mais sistemas sensoriais. As crianças com DIS apresentam sinais que nos permitem perceber quais os sistemas afetados.

  • Terapia da Fala

    A terapia da fala é a área da saúde que previne e trata a criança nas áreas de desenvolvimento relativas à comunicação e linguagem, nomeadamente:

    • Linguagem verbal oral nas vertentes compreensiva e expressiva.
    • Voz.
    • Fala.
    • Linguagem verbal escrita.
    • Comunicação aumentativa e / ou alternativa.
    • Deglutição.
    • Fluência.

    A intervenção, caso seja necessária, será dirigida no sentido de promover o desenvolvimento da criança, procurando reduzir ao máximo as suas dificuldades de comunicação, de forma a proporcionar o seu bem-estar e facilitar as aprendizagens escolares.

  • Ortoprotesia

    Ortoprotesia é uma profissão que integra a carreira geral de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica. O Ortoprotésico faz a avaliação de adultos e crianças com doenças do aparelho neuro-músculo-esquelético, com a finalidade de produzir, aplicar ou adaptar os dispositivos biomecânicos (próteses e ortóteses) mais adequados à sua reabilitação. unção trabalhada), que são usados para aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios e uso de diversos materiais para o incremento do programa de tratamento.

  • Ortóptica
    Consulta de Ortóptica - Dificuldades de Aprendizagem

    E a partir da visão que captamos e interpretamos o mundo exterior, o que confere a visão três funções deveras importantes na socialização do indivíduo - e através dela que aprendemos, comunicamos e nós orientamos. Qualquer alteração na função visual é por si só capaz de diminuir a qualidade de vida pois pode por em causa a nossa autonomia nas atividades de vida diária! Ver mal ou ver bem não se resume em usar óculos ou não - a medição isolada da acuidade visual não traduz o estado da visão! E necessário estudar um conjunto de funções visuais para caracterizar a função visual de cada indivíduo e indagar acerca do impacto que cada uma delas pode ter nas atividades da vida diária.

    No caso específico das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita são várias as alterações que podem afetar a performance da criança! Para a leitura e necessário além de uma boa acuidade visual de perto, um campo visual preservado, movimentos oculares finos precisos e a função vergencial e acomodatíva deve estar integra! Numa primeira fase deve ser sempre estudado a necessidade de correção refrativa! Após este passo e de extrema importância estudar a visão binocular de forma a detetar se existe alguma alteração nas funções binoculares ou acomodatívas que possam ser estar a prejudicar o processo de leitura para que possam ser devidamente tratadas e no melhorar o desempenho da criança!

    Na Estimulopraxis oferecemos um programa de treino da percepção visual e das funções oculomotoras com implicações na leitura.

    Consulta de Ortóptica - Reabilitação visual
    E a partir da visão que captamos e interpretamos o mundo exterior, o que confere a visão três funções deveras importantes na socialização do indivíduo - e através dela que aprendemos, comunicamos e nós orientamos.
    Qualquer alteração na função visual é por si só capaz de diminuir a qualidade de vida pois pode por em causa a nossa autonomia nas atividades de vida diária!
    Ver mal ou ver bem não se resume em usar óculos ou não - a medição isolada da acuidade visual não traduz o estado da visão! E necessário estudar um conjunto de funções visuais para caracterizar a função visual de cada indivíduo e indagar acerca do impacto que cada uma delas pode ter nas atividades da vida diária.

    Nas crianças com deficiência visual ou multideficiencia e importante a realização de programas de intervenção e reabilitação visual precoce de modo a estimular ao máximo o resíduo visual! Quanto mais cedo for iniciado o programa melhor será a adaptação da criança a sua condição e melhor desempenhará as suas atividades nos diversos contextos visuais, minimizando os handicaps secundários a deficiência visual! Estes programas de intervenvao precoce vão desde estratégias de estimulação da acuidade visual, técnicas de expansão de campo visual, aumento de imagens com lupas e dispositivos electrónicos até a técnicas de orientação e mobilidade!

    Na Estimulopraxis oferecemos um programa de reabilitação visual centrados nos objetivos e motivações da criança, adequados à idade, de modo a potenciar a utilização máxima do resíduo visual.

  • Cinesiterapia

    A Cinesiterapia Respiratória é uma terapêutica baseada no movimento.

    Actua principalmente na respiração externa e tem como objectivo principal a educação/recuperação para a manutenção de uma função respiratória normal.

    É particularmente eficaz na faixa etária pediátrica, nomeadamente nas doenças do aparelho respiratório:

    • Bronquite.
    • Bronquiolite.
    • Pneumonia.
    • Asma.
    • Enfisema.
    • Outras.
  • Nutrição Pediátrica

    Os hábitos alimentares estabelecidos na primeira infância e consolidados até ao final da adolescência têm um grande impacto no crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo, bem como na modulação individual do risco de doenças crónicas do adulto. Assim, é fundamental intervir para prevenir!

    Áreas de atuação:

    • Introdução alimentar
    • Seletividade alimentar
    • Educação alimentar e mudança de hábitos
    • Excesso de peso e obesidade
    • Alergias, intolerâncias alimentares e outras dietas específicas
    • Perturbações do espectro do autismo

    As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) têm várias comorbilidades associadas onde a nutrição tem um papel determinante. Alguns exemplos são, distúrbios gastrointestinais, alergias e intolerâncias alimentares, deficiências imunológicas, desequilíbrios nutricionais, seletividade alimentar e disfunções metabólicas. Um adequado acompanhamento nutricional pode ter um impacto positivo no desempenho cognitivo e comportamental das crianças com PEA.

    Na consulta, é realizada uma avaliação clínica detalhada, recolhida toda a informação relativa aos hábitos alimentares e estilo de vida do paciente e efetuada a avaliação do seu estado nutricional. Tendo em conta toda a informação recolhida, é elaborado um plano de intervenção com as recomendações alimentares que melhor atendem às necessidades do paciente e da família, plano este que será revisto e adaptado em todas as consultas de seguimento.

Outras Actividades

  • Junior & Babysitting Especial
    Criamos momentos a pensar no bem estar da sua família  facebook

    Somos uma equipa de profissionais dinâmica e especializada na área do desenvolvimento infantil que se uniu pelo prazer comum de estar com crianças.

    Damos apoio a todas as famílias com bebés, crianças e adolescentes, estando de igual forma preparadas para cuidar de crianças com necessidades especiais.

    Serviços:
    • Domicílio.
    • Organização de passeios e outras actividades.
    • Acompanhamento das crianças nas deslocações casa - infantário/escola.
    • Acompanhamento de crianças a festas, casamentos, aniversários.
    • Acompanhamento ao estudo.
    • Acompanhamento nocturnos.
    • Outros.
    Razões para preferir os nossos serviços:
    • Somos técnicos especializados.
    • Temos curso de Socorrismo Pediátrico (Pela Cruz Vermelha).
    • Damos respostas pedagógico-terapêuticas.
    • Respeitamos as expectativas das famílias nos cuidados da criança.
    • Mostramos respeito pelas necessidades e preferências de cada criança e adolescente.
    • Oferecemos estratégias lúdicas para ocupar o tempo da criança.
    • Estamos disponíbeis 24h por dia 7 dias por semana.
  • Rastreio da Linguagem

    O desenvolvimento da linguagem ocorre desde o primeiro dia de vida do bebé. São vários os factores que o influenciam, desde factores biológicos a factores do meio ambiente.

    Desta forma podem ocorrer, em diferentes fases da vida da criança dificuldades no seu desenvolvimento linguísticos que poderão ter repercussões nas suas aprendizagens escolares, nomeadamente ao nível da leitura e da escrita.

    O Nosso centro decidiu avançar com o projecto de sensibilização às famílias, educadores e professores, para eventuais dificuldades das suas crianças ao nível da fala e da linguagem. O rastreio é realizado no estabelecimento de ensino onde a criança está. Este projecto tem como finalidade alertar e prevenir tanto quanto possível alguma dificuldade que se verifique a este nível.

  • Massagens para Bebés

    O toque é a primeira forma de comunicar com o bebé.

    Os pais instintivamente tocam no bebé para o conhecer melhor. Este curso tem como objectivos gerais melhorar a Interacção pais-filhos, Estimular os diferentes sistemas fisiológicos e os diferentes sentidos sensoriais, Aliviar a dor/tensão e Relaxar.

    O curso é destinado a pais com bebés até aos 12 meses, com a periodicidade de 1 vez por semana, tendo cada sessão a duração de uma hora

  • Preparação e Educação para o Nascimento

    A preparação e educação para o nascimento tem como principal objectivo, dar resposta a muitas das necessidades dos pais. Para além da aquisição de conhecimentos, o clima é propício ao esclarecimento de dúvidas, à partilha das experiências e vivências tão importantes nesta fase da vida do casal, tornando-os mais confiantes nesta nova etapa da sua vida.

    Nestes encontros, o Fisioterapeuta poderá ajudar os pais a esclarecer as suas dúvidas, aliviar as suas queixas, através de exercícios de mobilidade e posturas de alívio de dor. Será desenvolvido uma variada de temas, como os cuidados gerais com a grávida, estratégias que possam facilitar o trabalho de parto, assim como, os padrões respiratórios de cada fase do mesmo. O fisioterapeuta poderá de igual modo, contribuir para o conhecimento do mecanismo de aleitamento, ajudando a encontrar as melhores soluções para cada situação e ainda dar a conhecer como prestar os primeiros cuidados ao bebé.

    Para além disso é dado ênfase aos processos de educação e desenvolvimento do bebé, dando especial ênfase à interacção mãe/pai/bebé. No final de cada sessão será guardado um momento para o relaxamento da mãe/pai.

    Estes encontros, deveram-se iniciar, preferencialmente pela 27ª semana e decorrerão até mais ou menos à altura de nascimento do seu bebé. Os encontros serão realizados 1 vezes por semana, cerca de 90 minutos, com grupos até 4 grávidas/casais, com a duração de 8 semanas.

    Estes encontros são indicados para toda a mulher grávida e o seu companheiro ou qualquer outra pessoa que acompanhará a grávida em todo ou parte do processo do trabalho de parto.

    Salvo se houver qualquer indicação médica no sentido de a grávida ter sido aconselhada a repouso absoluto, todas as grávidas poderão frequentar estes encontros.

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