Esta terapia pode ser aplicada a crianças a partir de 3 meses de vida até que elas atinjam o controlo da marcha independente. Como os terapeutas que utilizam o Método CME precisam expor a criança à influência da força da gravidade, através do progressivo suporte distal, o uso desta terapia pode ser limitado pela altura e peso da criança.
Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a sequela ter se instalado. Para mais informações consulte o site oficial: www.cuevasmedek.com.
Avaliação e Programa
Na primeira sessão é aplicado um protocolo de avaliação próprio do CME, com 41 itens, que avalia o desenvolvimento motor da criança, desde o controlo cefálico até à marcha independente. Esta avaliação define a idade motora da criança.
Juntamente com os pais são definidos 3 objectivos de tratamento, para um período de 8 semanas. Após 8 semanas a criança deve ser reavaliada.
Sessões
Cada sessão de CME tem a duração de 45 minutos e deve ser aplicada 2 vezes por dia. Para os pais é realizado um programa para casa que deve ser cumprido 2 vezes por dia durante 30 minutos, com excepção dos dias em que a criança realiza terapia com o Terapeuta CME. Para crianças que residam longe, existe a possibilidade de a criança realizar sessões 2 vezes por dia com o técnico, durante o tempo pretendido pelos pais, e fazer a continuidade com a frequência definida pelos pais e terapeuta.
Em CME os pais fazem parte integrante da equipa de reabilitação sendo incentivados a participar nas sessões de forma a dar continuidade ao programa em contexto de rotina diária.