Este programa estará adaptado para ser aplicado a crianças em idade pré-escolar (4 aos 6 anos) e a crianças e adolescentes do ensino primário e ensino básico (7 aos 15 anos).
Procura, de um modo geral, a intervenção com a criança/adolescente no sentido de promover a sua aceitação/compreensão/adaptação, desenvolver o autocontrolo e a capacidade de aprendizagem (cognitiva/emocional), mas também privilegia o envolvimento ativo da família em parceria com a escola no processo terapêutico, possibilitando, assim, a implementação de estratégias e uma melhor adaptação face à situação de existência de uma criança/adolescente com PHDA.
Avaliação e Programa
Este programa intensivo é composto por 24/26 sessões, com uma avaliação neuropsicológica e emocional inicial. Após a avaliação inicial procede-se à estimulação cognitiva/emocional/comportamental (9 sessões por mês) que serão compostas por jogos lúdicos, atividades manipulativas e jogos computorizados, e ainda uma fase de relaxamento, de forma a estimular o autocontrolo da criança/adolescente.
A avaliação neuropsicológica será ainda realizada num segundo momento, aquando do terceiro mês de intervenção, ou seja, na penúltima sessão.
Além disto, existirá ainda o “Espaço - Família”, composto por 3 sessões, com o objetivo de reforçar a parentalidade positiva, isto é, criar um momento de partilha com a família de forma a esclarecer dúvidas/receios, desenvolver dinâmicas familiares aplicadas na sessão e fornecer estratégias que poderá realizar em casa, de forma a promover o bem-estar da família.
Sessões
O Programa Intensivo para Crianças e Adolescentes com PHDA será composto por 24 a 26 sessões de 1 hora, de periodicidade bissemanal, durante um período de três meses.