O insucesso do aluno na escola pode estar associado à diminuição de mecanismos biológicos e psicológicos indispensáveis ao processo de aprender. As Dificuldades de Aprendizagem têm um impacto considerável na vida académica das crianças/adolescentes, alterando os desempenhos, motivação e interesses nas áreas onde são mais evidentes as suas dificuldades. Dentro de uma análise contextual, há necessidade de compreender que, mesmo na presença de uma pedagogia eficaz e de professores competentes, as DA não desaparecem nem se extinguem. O enfoque das DA está no indivíduo, que não rende ao nível do que se poderia esperar a partir do seu potencial intelectual, e que, por motivo dessa especificidade cognitiva na aprendizagem, tende a revelar insucesso escolar.
Para que seja possível a realização de uma avaliação multidisciplinar, bem como um acompanhamento individualizado e especializado, contamos com a colaboração de uma equipa médica, pedagógica e terapêutica onde integram elementos das áreas da Pediatria de Desenvolvimento, Neuropsicologia, Terapia da Fala, Educação Especial e Reabilitação/Psicomotricidade e Psicologia.