A entrada para o 1º ano marca o início da escolaridade obrigatória, um momento tão importante na vida da criança, dos pais e dos educadores. Durante o período pré-escolar é fundamental avaliar as suas reais capacidades e dificuldades, tendo em conta as aptidões básicas para a aprendizagem dos conteúdos programáticos do 1º ciclo.
Em alguns casos, questiona-se se a criança está ou não preparada, em termos emocionais e cognitivos, para integrar o ensino escolar.
Esta avaliação, destinada a crianças em idade pré-escolar, permite não só conhecer as necessidades de cada criança, mas também adequar um plano de intervenção individual ou delinear estratégias que venham consolidar as suas competências e/ou trabalhar de forma sistemática as áreas mais deficitárias.
Objectivos
- Avaliar competências pré-escolares;
- Compreender a estruturação das capacidades cognitivas (atenção, perceção visual, memória, raciocínio, linguagem);
- Promover um desenvolvimento emocional adaptativo;
- Delinear estratégias de intervenção individualizada.
Intervenção Terapêutica
- Estimulação das competências pré-escolares menos estruturadas;
- Acompanhamento psicológico.
Destinatários
Crianças em idade pré-escolar.